14 – Lente Fotográfica

Lente Fotográfica

As lentes são a alma da câmera fotográfica. Através da passagem da luz pelos seus cristais, os raios luminosos são orientados de maneira ordenada para sensibilizar a película fotográfica, ou o sensor, e formar a imagem. Uma lente (também chamada de objetiva) é formada basicamente de três elementos: um corpo de metal ou outro material de boa resistência, que envolve e protege os elementos internos, os cristais, que constituem o elemento ótico da estrutura e o diafragma.

clip_image002

Vai comprar? Então considere:

Abertura do diafragma

De forma simplificada, ela corresponde ao raio máximo relativo do orifício da lente. Esta medida é indicada com “1:” seguido de um valor, como 1:2.8, 1:4 etc. Quanto menor este valor numérico, maior o tamanho relativo do orifício – e também a capacidade da lente em captar luz, possibilitando fotografar em ambientes mais escuros com o máximo de qualidade. Por isso, lentes com grande capacidade de captar luz (1:2.8 e abaixo) são conhecidas como lentes “claras” e lentes (1:3.5 e acima ) são chamadas de lentes “escuras”. Além disso, de forma geral os fabricantes investem seus melhores recursos nessas lentes “claras”.

clip_image002[5]

 

Comprimento focal

 

Comprimento focal e sua relação ao tamanho do filme/sensor corresponde ao ângulo de visão que a lente apresenta, e este valor é dado em milímetros, como 28mm, 50mm, 200mm etc. O ângulo de visão considerado “normal” é aquele cujo valor está próximo ao tamanho diagonal do filme/sensor (figura ao lado). Ou seja, nos formatos 35mm/full frame, uma lente “normal” está próxima a 43mm (e a 29mm em câmeras com sensores tamnho APS-C ou 2/3). Acima deste valor (85mm, 135mm etc) considera-se a lente como “teleobjetiva”, e abaixo (35mm, 17mm etc) diz-se “grande-angular”.

Zoom
São as lentes mais utilizadas e abrangem vários comprimentos focais (e, portanto, vários ângulos de visão) em um só conjunto. O problema é que em uma zoom, em contraponto às lentes de comprimento focal fixo, aberrações óticas como pobre reprodução de cores e acentuada distorção de imagem ficam muito mais difíceis de serem resolvidas pelos designers. A qualidade, porém, volta quando você investe em uma – caríssima – zoom profissional.

clip_image002[9]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s