10 – Profundidade de Campo

Profundidade de Campo

Profundidade de Campo é um efeito que descreve até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma (maior o valor), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.

clip_image002

Salientar que só pode existir um ponto focalizado, e a profundidade de campo gera uma impressão de focalização nos elementos contidos em diversos planos.

Em termos não especializados, as lentes teleobjetivas tem mas profundidade de campo do que as grande-angulares, e uma teleobjetiva mais poderosa oferece menos profundidade de campo. Disso também advém o fato de as lentes grande-angulares extremas fornecem maior profundidade de campo.

1_D305277 (2)

Quando você vê uma bela foto de paisagem em uma galeria, é bem provável que tenha sido feita com abertura muito pequena (número de f-stop alto) para obter a maior profundidade de campo possível. Mesmoem um dia ensolarado, usar a menor abertura pode exigir velocidade de obturação bastante longa e, portanto, também o uso de um tripé.

Isso pode criar uma dilema. Por exemplo: o ideal seria que você usasse alta velocidade de obturação para fotografar imagem em ação. No entanto,o objetivo se desloca em alta velocidade, de modo que a abertura daria uma área maior do objeto em foco, assim facilitando a nitidez da imagem. Algumas pessoas simplesmente usariam sensibilidade mais alta do sensor, o que possibilitaria velocidade mais altas de obturador com abertura menores. Mas isto custa caro – e talvez seja o preço mais alto a pagar em termos de fotografia: compromete a importantissima qualidade da imagem. O lado triste é que, quando você aumenta a sensibilidade do seu sensor, a qualidade da imagem pode diminuir.